Quem somos

Grupo Ilha

O primeiro estabelecimento Ilha da Kosta, e foi fundado em 1980, no mesmo local onde funciona até hoje. O antigo dono resolveu passar o negócio adiante perguntando se Severino Inácio (Bill) não teria interesse, que era garçom no estabelecimento na época (Ilha da Kos).

Severino se animou. Achava que se estivesse dentro do negócio (já com um bom conhecimento operacional acumulado) a casa iria para frente. Convidou o irmão Zé para sócio.

Solteiros, não gastavam com moradia. Dormiam e faziam as refeições no próprio restaurante para reinvestirem no negócio o pouco dinheiro que entrava. Aos poucos, muito aos poucos, o movimento foi melhorando. Logo perceberam que os restaurantes de Boa Viagem fechavam de madrugada. Como dormiam por lá, decidiram se revezar e abrir até o último cliente.

O Filet a Parmegiana da casa tornou-se (e ainda é) uma atração à parte. Enorme. Bill e Zé lançaram então o “meio parmê”. Os Jovens que vinham das festas chegavam no meio da madrugada, pediam o meio e comiam na travessa. Para essa geração a tradição permanece. Posteriormente, foi criada também uma terceira opção, o mini parmê.

Outro fator contribuiu com o aumento de público. Os jovens que freqüentavam o Ilha da Kosta de madrugada tinham que dar satisfações aos pais sobre os lugares por onde andavam. Assim, muitos iam ao restaurante observar o ambiente em que os filhos ancoravam no fim da noite. Comiam, gostavam e daqui a pouco lá estavam eles, os pais, frequentando o restaurante na volta das noitadas, festas de carnaval, etc. Paulatinamente esse público começou a frequentar a casa.

Em 1992, os empresários entraram na onda dos restaurantes de comida no peso que chegava ao Recife. Abrindo o Ilha da Kosta II. Acertaram na veia. A casa emplacou.

Chegaram a vender 984 almoços em uma única ocasião e mantiveram uma média histórica de 400 por dia. Os resultados foram tão expressivos que por um período deixaram de abrir a noite. No embalo do fator conveniência que sustentava o sucesso do self-service, decidiram montar no ano seguinte um delivery (entrega a domicílio) no Ilha da Kosta I.

Ao final de 1998 os irmãos decidiram colocar um bar especializado em frutos do mar.

Zé Inácio chamou a atenção para um bar na praia de Pau Amarelo que vendia Guaiamum e Caranguejo. Ele ficou amigo do proprietário (que veio a ser o 1º fornecedor) observando que o nível do público que freqüentava a biroska era bom. Severino aceitou a sugestão do irmão e sugeriu o nome: Ilha do Guaiamum. Hoje além dos crustáceos o bar se tornou um ótimo local para acompanhar esportes como futebol, UFC, futebol americano, entre outros.

Em 2000, quando a culinária japonesa já estava aculturada por nossas bandas, decidiram oferecer mais uma opção gastronômica batizada de Ilha Sushi, num ambiente fechado, climatizado e suavemente tematizado que passou a funcionar ao lado do salão principal do Ilha da Kosta II. Essa soma foi bem recebida pelos clientes que passaram a usufruir, independente do ambiente, do cardápio do bar, e das opções da culinária japonesa.

Em 2006, continuaram a expansão e alugaram o terreno colado ao Ilha da Kosta I. Lá construíram um salão climatizado com 90 lugares num projeto com toques de requinte do arquiteto Juliano Dubeux. No primeiro ano e sem entrada independente, o espaço ampliou o faturamento da casa em 25%.

Em 2009, foi inaugurado um dos maiores sucessos do Grupo Ilha, o Ilha dos Navegantes com um projeto arquitetônico assinado por Pedro Motta entre outros, o destaque está na utilização de madeira, dando um visual mais sofisticado, tendo dois ambientes um sendo um deck com mesas ao ar livre, e outro num salão coberto. Um cardápio especializado em carnes e frutos do mar grelhados, também encontra espaço para comida regional e japonesa. Logo se tornou um enorme sucesso na capital pernambucana. Tornando-se um point para a juventude da zona sul do Recife aos fins de semana.

Em 2011, foi inaugurado o Ilha Sertaneja, com localização privilegiada na pracinha de Boa Viagem ao lado da Igreja Nossa Sra. de Boa Viagem, e da feira de artesanatos ponto turístico da cidade, foi o primeiro restaurante do grupo especializado em comida regional, tendo opções a la carte e self service, além de um balcão que fica exposto para a tradicional feira gastronômica da praça onde vende pastéis e sanduíches variados. Não é necessário dizer que é um sucesso entre os turistas que visitam a capital.

O Ilha Camarões inaugurado em 2014 segue a linha arquitetônica dos antecessores e utiliza bastante madeira, sendo o especialista em pratos com camarões com grandes sucessos como o Camarão na moranga, Camarões à parmegiana (esse uma referência a gênese do grupo) , e o Ilha News Internacional nome atribuído por Bill a um prato que leva camarões graúdos selecionados e flambados no conhaque, regados ao molho branco e servidos sobre uma cama de arroz cremoso com ervilhas, champignon e presunto, gratinados com queijo mussarela e parmesão, acompanhados de batata palha. O restaurante também conta com um espaço para reservas e eventos no primeiro andar, tendo recebido muitos eventos sociais e corporativos. Mais um sucesso do Grupo Ilha.

PEÇA ON-LINE